Swift

O que dizem de você.

Me olhei no espelho aquela manhã enquanto passava o batom rosa mais chamativo da minha coleção. Ri por um instante pensando em como chamamos a atenção das pessoas pelos motivos mais bobos, simplesmente por não querermos seguir a linha do convencional, do seguro e  do comum. 

Parei por um segundo e pensei em mudar a cor, tirar o excesso, evitar chamar tanta atenção ou passar a imagem errada. Mas aí olhei de novo para o espelho e vi como aquela cor caia bem em mim, então comecei a pensar sobre todas as coisas que deixamos de fazer, todas as coisas que deixamos de ser, usar e que tentamos esconder sobre o que somos e gostamos para continuar na linha do que dita a sociedade e o senso comum. 

Ok, eu sei, certas coisas realmente devemos evitar nessa vida, mas me explica porque a roupa que você usa, a música que você escuta, os lugares que você gosta de frequentar, a sua maquiagem ou o seu jeito de ser devem te tornar menos ou mais do que alguém? Quem deu o direito às outras pessoas de te julgarem por causa das suas escolhas?

Por mais estranho ou errado que você possa ser (ou parecer), não há outra alternativa nessa vida para ser feliz além de se aceitar e ser você mesmo. Na verdade, acho que as mudanças boas que fazemos na vida para melhorar quem somos e crescermos como pessoas vem inicialmente do fato de sabermos e aceitarmos quem somos, e aí assim veremos qual parte da gente precisa de um pouquinho mais de brilho e força, e qual parte precisa ser deixada para trás. 

Não dá para ser feliz fingindo ser o que não é, viver na tentativa de agradar todos ao seu redor, aceitando tudo o que te falam, com medo ou vergonha da opinião alheia, do que vão pensar ou se vão gostar de você.

Claro, ser exatamente quem você é pode afastar algumas pessoas, pode fazer você se sentir estranha ou insegura ao ouvir certas críticas e pode tornar algumas coisas mais difíceis na sua vida, mas na real, quem disse que a vida precisa ser fácil? E quem foi que disse que as pessoas não vão te julgar só porque você faz "tudo" como deveria e fica bem quietinho no seu lugar para não chamar atenção? 

Sempre vai ter alguém para falar, alguma crítica a ser ouvida, alguma coisa a melhorar, alguma dificuldade a vencer, mas ser você mesmo... se permitir esse prazer de viver segundo sua cabeça e seus valores, ah, isso faz tudo valer a pena... E assim as pessoas certas, aquelas que gostam de você pelo que você é de verdade, se aproximarão e te amarão por cada uma dessas coisinhas únicas e estranhas que te fazem ser exatamente quem você é.

A vida é sua, e ela passa muito rápido. Então se for para colher aquilo que plantamos, melhor plantar aquilo que queremos, de verdade, porque no final quem vai colher os frutos de suas escolhas é você mesmo. Não são seus amigos, seu namorado, nem seus pais. É você. Então trate de viver a vida que você escolheu, o tic tac do relógio não pára enquanto você está sentado esperando as respostas caírem do céu.

Eu sou a primeira a admitir que sou diferente, estranha se você preferir. Não sou igual a você e a mais ninguém nesse mundo, nem tenho a pretensão de ser. E isso que eu sou ninguém mais pode ser. 

É por isso que mesmo tentando a vida toda ser moldada e ficar quietinha, com medo do mundo, a minha natureza não me deixou fugir de ser quem sou. Porque chega aquele momento que você sente que precisa se levantar, andar, parar de fingir e de tentar viver uma vida que não te pertence. Você sente a necessidade de descobrir o mundo, mostrar ao mundo quem você é.

Então eis o que aprendi até agora: Não busque nos outros a aprovação e a valorização daquilo que deve vir primeiro e principalmente de você mesmo. 

Porque já dizia Caio Fernando Abreu, a partir do momento que você descobre realmente a pessoa que você é, o que falam sobre você já não tem tanta importância assim.

Beijos <3
Jessica Urbano

Você também pode gostar

9 mil comentarios

  1. Migaaaa, concordo com cada detalhe deste post. E super te entendo. Afinal, sempre fui do tipo de garota que não seguia muito os padrões. O que tornou muito complicado ser aceita por nossos companheiros de mundo. Mas é realmente isso, edaí? Somos nós mesmos quem temos que nos achar lindos, opiniões alheias só deviam ser dadas quando pedidas u.u
    Adorei o post e o blog também, já estou seguindo e vou voltar sempre.
    Ps: vou sair hoje de batom vermelho sim e se reclamarem passo um roxo kkkkk
    Beijos
    http://recalcadasealucinadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei , o texto, e eu tbm não sou uma garota que segue os padrões, acho que temos que ser nós mesmo sem se importar com os outro e ser feliz independente de tudo ><
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Olha seu te falar que já desisti até de publicar textos com medo do que as pessoas iam pensar de mim...
    Mas depois vi em algum lugar, acho que foi no blog do Frederico Elboni, que para ser um bom escritor não se deve criar um texto pensando que pessoas que você conhecem podem lê-lo. O julgamento das pessoas já não me afeta mais, pelo menos na hora de escrever.
    Eu percebi quantas coisas boas estava perdendo por me encucar com a opinião alheia.
    Se nem eu consigo me agradar por completo, porque agradaria as outras pessoas, né?

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  4. ótimo texto! As vezes eu acho que também escondo quem eu sou por medo do que as pessoas vão pensar. Antigamente eu era bem mais "livre" nessa área de ser quem eu sou. Mas acho que são fases da vida...
    Obrigada por comentar no meu blog!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. muito muito muito bom o texto *-*
    refletivo :D

    bjão
    visite: http://leitorasprincesas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu texto! Acho que todo mundo passou por isso de de esconder e fingir ser outras coisas para agradar ou fugir de coisas maldosas por isso, mas ainda bem que aprendemos a viver como somos e deixar a opinião dos outros de lado.
    Beijos
    www.umdiarioqualquer.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o seu texto, como você escreve bem!
    Parabéns..
    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  8. A aprovação deve vir de dentro, não dos outros.
    Excelente texto.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  9. AMEI esse texto! Me identifiquei demais, realmente tem uma hora que você sente a necessidade de ser quem é você é, independente das criticas ou do que os outros vão pensar: ser você vale muito mais a pena ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir

* Seu comentário é importante!
* Deixe o link do seu blog que retribuirei a visita com amor <3